leve
Open-calls
matéria leve é um projeto de formação em iluminação cénica coordenado por Leticia Skrycky com o acompanhamento de Carolina Campos. O projeto é direcionado a mulheres cisgénero, pessoas não binárias e transgénero, e é de acesso gratuito.
Baseado num espaço de aprendizagem coletiva que converge em três pilares fundamentais: pesquisa, experimentação e técnica, tem como objetivo principal partilhar um conjunto de ferramentas fundamentais para o desenvolvimento profissional da disciplina, acompanhando es participantes na prática artística da iluminação cénica, incentivando a investigação e a colaboração.
As sessões de formação decorrerão na zona de Lisboa e serão teórico-práticas. Es participantes serão escolhides via open-call num máximo de 4 pessoas. Estas deverão comprometer-se a participar no mínimo em 85% das sessões. Sendo um grupo pequeno e de participação gratuita, queremos reforçar a disponibilidade de cada participante.
O programa de estudos apresentado poderá sofrer alterações. Estas serão sempre notificadas aes participantes com a antecipação necessária.
Será realizada uma sessão de esclarecimentos via Zoom, dia 24 de março às 11h30 (hora Lisboa). Quem quiser participar nesta sessão, por favor enviar um email para info@materialeve.com. Será enviado um link a a todas as pessoas inscritas mais perto da data.
Vagas disponíveis: 4
O grupo será composto por 6 pessoas, sendo que 2 foram já pré-seleccionadas da atividade anterior que decorreu no âmbito do Alkantara 2023 - matéria leve / grupo de estudo.
Equipa
Coordenação do projeto e pesquisa: Leticia Skrycky
Acompanhamento e pesquisa: Carolina Campos
Produção e gestão administrativa: Joana Cardoso
O que oferecemos:
- Formação gratuita em iluminação cénica
- Espaço de trabalho para sessões teóricas e práticas
- Residência técnica
- Encontros com profissionais da área
- Atividades práticas dentro do contexto real de trabalho
- Criação de rede de apoio e contacto com o contexto laboral.
A quem se destina?
Mulheres cisgénero, pessoas não binárias e transgénero interessadas na prática artística da iluminação e desenho cénico.
Nosso contexto de estudo e trabalho é também atravessado por questões sobre acessibilidade e ética do trabalho no campo das artes cénicas, tentando assim dar espaço a subjetividades que historicamente tiveram menos acesso à prática artística remunerada. matéria leve é um espaço aberto à pessoas BIPOC (Black, indigenous, people of color - pessoas negras, indígenas e pessoas racializadas), migrantes, e/ou em situações de exclusão social.
Como te podes candidatar?
Formulário disponível neste link.
CV
Carta de motivação
Convocatória aberta:
de 13 de março a 5 de abril 2024
Resultados da convocatória:
10 de abril 2024
Período de trabalho:
As sessões decorrerão entre 2 de maio a 6 de dezembro 2024 em diferentes períodos de trabalho não contínuos. Não há sessões nos meses de Agosto e Setembro
Consultar o cronograma detalhado aqui.
Qualquer dúvida poderá ser esclarecida através email: info@materialeve.com
Apoios:
Alkantara - Associação Cultural; RE.AL; Graner - Centre de creació de dansa i arts vives, Polo Cultural Gaivotas l Boavista
Um grupo de estudo interessado em desenho cénico como linguagem performativa assiste a peças apresentadas no Festival Alkantara, analisando as situações particulares de cada trabalho.
Partindo do princípio de que as peças cénicas são, antes de mais nada, uma situação de atenção, perguntaremos-nos sobre a arquitetura relacional que as acolhe possibilitando modos de ver e escutar singulares. Abordaremos essa dimensão de onde uma peça acontece como um território que nos convida a entrar.
Desde a perspetiva das linguagens usualmente utilizadas nas artes cénicas como iluminação, som, cenografia, etc., queremos colocar as seguintes questões: Que lugar esta obra cria? Que sentidos ela abre? Que olhar e que escuta esta peça propõe? Que relações encontramos? Que operações poderiam alimentá-las? A que estamos sendo convidades?
Este grupo de estudo faz parte de matéria leve, projeto de formação em iluminação cénica direcionado a mulheres, pessoas não binárias e transgénero que terá a sua primeira edição no próximo ano, com uma convocatória que abrirá em janeiro de 2024. Propõe-se como um espaço coletivo de aprendizagem e a sua participação será de acesso gratuito.
Mais informação em: (web matéria leve….)
Incentivamos as pessoas que estiverem interessadas em saber mais sobre esta formação, a inscreverem-se nesta primeira atividade, no âmbito do Festival Alkantara 2023.
Equipa
Coordenação do projeto: Leticia Skrycky
Ativação do grupo de estudo: Leticia Skrycky e Carolina Campos
Produção e gestão de matéria leve: Joana Cardoso
O que oferecemos:
Bilhetes para assistir às peças mencionadas dentro do programa de estudo
Espaço e sessões de trabalho
Acesso gratuito
A quem se destina?
Mulheres, pessoas não binárias e transgénero interessadas na prática artística da iluminação e desenho cénico, com ou sem experiência.
Como te podes candidatar?
Formulário disponível neste link
CV
Carta de motivação
Convocatória aberta:
de 12 de setembro a 2 de outubro
Resultados da convocatória:
23 de outubro
Período de trabalho:
12 a 15 e 17 a 20 de novembro. Espaços de encontro a confirmar.
Cronograma:
12 de novembro
14hs às 16h: Primeiro encontro
17h : “Antigone in the Amazon” de Milo Rau / Culturgest
13 - 14 - 15 de novembro
14h a 18h: Encontros de trabalho
17 de novembro
19h: “Feijoada” de Calixto Neto / Teatro Municipal São Luiz
18 de novembro
15hs às 18h: Encontro de trabalho
19:30h: “Blackface” de Marco Mendonça / Teatro do Bairro Alto
19 de novembro
16h a 19h: Encontro de trabalho
21h: “Pai para Jantar” de Gaya de Medeiros / CCB
20 de novembro:
14h a 18h: Último encontro - Encerramento
BIOS
Leticia Skrycky
Designer cénica e criadora. Tem desenvolvido o seu trabalho principalmente na área da performance e dança contemporânea. Tomando a iluminação como ponto de partida, investiga práticas de colaboração e cocriação entre humanes, não-humanes, e linguagens no palco. É colaboradora de váries artistas como designer e diretora técnica, e realiza peças em cocriação com distintes colegas.
Recebeu a bolsa FEFCA de reconhecimento "Zavala Muniz", concedida pelo Ministério da Educação e Cultura - Uruguai em 2016. Master en Práctica Escénica y Cultura Visual, coordenado pela ARTEA no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madrid (ES). Professora de Desenho Integrado do Instituto Nacional Escuela de Bellas Artes / Licenciatura en Danza da Universidad de la República, Uruguai em 2020. Acompanhamento e coordenação técnica do programa PACAP (Forum Dança) juntamente com Santiago Rodriguez Tricot. Deu diversos workshops e palestras no Uruguai, Chile, Espanha e Portugal.
leticia-skrycky.tumblr.com
Carolina Campos
Envolvida em diferentes circuitos de criação e investigação, as suas práticas situam-se entre a performance, a escrita e a pedagogia. Interessa-se por abordagens metodológicas que reflitam a colaboração na criação artística. Atualmente investiga o acompanhamento artístico como um estado de atenção que cria terreno fértil para a imaginação de mundos em relação e pensamento crítico situado. É uma das colaboradoras mais próximas da Composição em Tempo Real desde 2012, investigação desenvolvida pelo coreógrafo português João Fiadeiro. No Brasil, trabalhou na Lia Rodrigues Cia de Danzas entre 2008 e 2011. Em Barcelona, foi artista residente em La Caldera (2019), La Escocesa (2020 - 2022) e Graner (2022). Em Portugal é artista associada da Vagar.